Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 4 de novembro de 2007

A Psoríase

A psoríase é uma doença da pele e não tem cura, não é contagiosa, nem mesmo pelo sangue, é apenas transmissível hereditariamente pelos genes do psoriático. A palavra psoríase tem origem grega e significa erupção sarnenta. É uma doença para toda a vida, que geralmente se espalha, se manifesta por todo o corpo, de causa desconhecida, mostrando variedade na localização e gravidade das lesões superficiais. Maioritariamente, a doença ataca apenas a pele e superficialmente, não afectando órgãos nem sistemas. A artrite pode associar-se a casos de psoríase, mas é raro.
A psoríase atinge igualmente homens e mulheres, entre 20 e 40 anos, no entanto pode surgir em qualquer fase da vida, além disto surge com grande frequência em pessoas de pele branca, aparecendo raramente em negros, índios e asiáticos e não afecta esquimós.

A psoríase é uma doença que afecta o órgão externo a pele, ou seja é visível, isto traz a algumas pessoas afectadas desequilíbrios psicológicos, como inibições, e dificuldade em interacção social. E como a nossa sociedade valoriza mais o aspecto exterior de uma pessoa, estas pessoas sentem-se desvalorizadas e diferentes, no entanto o melhor a fazer á dar apoio psicológico, como ternura e carinho.

Os sintomas da psoríase podem ser durante anos mal tratados, por serem vistos como manifestações de outras doenças. As dores lombares e rigidez matinal por vezes podem por exemplo ser confundidas com problemas na coluna vertebral, ou então deformações nas unhas que podem parecer sintomas de um ataque de fungos e também as feridas e escamações no couro cabeludo, atrás das orelhas e nas sobrancelhas que podem ser confundidas com dermatite seborréica.

A psoríase manifesta-se através da inflamação de células da pele, isto provoca um exagerado aumento da sua produção, e como são demais vão-se acumulando na superfície formando placas avermelhadas de escamação esbranquiçada ou prateada.

Actualmente, mais de 30 medicamentos estão a ser testados em todo o mundo.

Os lugares onde a psoríase se manifesta prioritariamente são os joelhos, os cotovelos, o couro cabeludo e as costas.
A psoríase é uma doença de complexa compreensão, e por isso às vezes parece não uma doença, mas várias numa só. Sendo assim difícil de prever a sua evolução ou regressão.


Cuidados a ter:

- Moderar a exposição ao sol;
- Infecções por vírus podem desencadear a psoríase, e por exemplo em pacientes com HIV a pele sofre alterações muito negativas;
- O stress, na maioria dos casos pode agravar a psoríase;
- Drogas no geral, tabaco, álcool, drogas injectáveis, e alguns anti-inflamatórios e analgésicos devem-se evitar;
- São de evitar alterações climáticas violentas e significativas;


Formas de Tratamento:

- Pomadas, banhos sobre a pele;
- Fototerapias: Luz ultravioleta;
- Sistémicos: via oral, injecções (também chamados internos);
- Tratamentos com medicamentos imunobiológicos;
- Limpeza por peixes-médicos (peixes criados na Turquia ao ar livre que se alimentam da pele de doentes com psoríase);
- Psicoterapia;
- Balneoterapia (barros, banhos, etc.);
- Climaterapia;
- Acupunctura (pois ajuda a relaxar aliviando o stress).


Muitos pacientes que sofrem de psoríase, sentem-se inibidos a mostrarem-se em público devido as manchas e peles que a pele ganha, e muitas pessoas que não conhecem a doença, interpretam mal e olham para estas pessoas de lado, impressionadas e as vezes até demonstram medo, e afastam-se pensando que se pode passar, no entanto esta doença não é transmissível por nenhum meio e as pessoas devem agir mais naturalmente perto de pessoas com psoríase, e tratá-las como qualquer outra pessoa.
Catarina Pinto.

Sem comentários: