Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Um dos piores pesadelos... acne


O acne, antes de tudo, é um dos grandes problemas dos adolescentes em geral, quase todos já passaram pela horrível experiência de ter a cara coberta de pequenas “erupções” que parece que vão explodir a qualquer momento.

Mais precisamente, o acne é uma “doença” do folículo pilo sebáceo, que costuma aparecer na puberdade devido às hormonas. Normalmente, o acne costuma ser mais grave no sexo masculino e em pessoas de raça branca, apesar de afectar a negra e asiática também. Quando ambos os pais de um adolescente tiveram também crises de acne, este tem 50% de probabilidades de também vir a ter.

Normalmente, o acne desaparece depois da adolescência, mas em algumas pessoas pode persistir até à idade adulta, dependendo da predisposição genética, principalmente nas mulheres, já que estas sofrem mais alterações hormonais.

Existem pelo menos três causas para o aparecimento do acne:

1. Durante a puberdade, há um excesso de produção de queratina, que causa a obstrução do orifício folicular;

2. As glândulas sebáceas produzem sebo em excesso, causado pelas hormonas, principalmente a testosterona (por isso é que afecta em maior parte os indivíduos do sexo masculino);

3. Existe também uma bactéria específica (Propionibacterium acnes) que se aloja na profundidade do folículo piloso, que transforma o sebo em ácidos irritantes para a parede do folículo.

Claro que, como para todas as doenças, o acne tem cura, pode não resultar da mesma forma para todos, e por isso quem quiser receber tratamento deve consultar um dermatologista. Há desde os simples sabonetes e cremes até aos antibióticos.


Para prevenir ou acabar com o acne, devemos manter uma pele saudável, lavá-la todos os dias com sabão próprio para cada tipo de pele, hidratá-la com cremes também específicos e utilizar, quando necessário protector solar.

Para mais informações sobre o acne, consultar um dermatologista, ou o site http://www.acne.com.br/

Sem comentários: