Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A importância da ÁGUA na Saúde

Muitas doenças podem ser evitadas por beber muita água. O nosso corpo é formado por 70% de água. E essa água precisa ser renovada continuamente, a cada hora, já que estamos constantemente a expulsá-la (suor, saliva, urina, etc...).


Todo funcionamento do seu organismo depende de água: as reacções químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim: tudo que é necessário para manter a vida. Quando há pouca ou nenhuma água no corpo, todos os processos do organismo são afectados. Beber bastante água todos os dias, faz com que o organismo fique mais equilibrado e resistente, funcionando melhor em todas as suas áreas, e também contribui para a cura de bastantes problemas de saúde, passando pelo bem-estar, alívio, forma física, diminuição de sintomas, etc....



Quais os problemas em beber pouca água?
O organismo, recebendo pouca água, fica desidratado. Cansaço, indisposição, pele seca, cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, formação de pedras, alterações da pressão arterial, da circulação e do sistema hormonal, irritabilidade, insónia, são alguns exemplos do que pode acontecer a quem bebe pouca água. Na falta de água, fica prejudicado o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo. Esse sistema é indispensável para a saúde, mas só funciona se existir grande quantidade de água. Acha que conseguiria fazer uma limpeza à sua casa ou carro com apenas 1 ou dois copos de água? Claro que não. O organismo também não. Se a água é pouca, não é possível fazer as eliminações e limpezas necessárias. Assim, ficam retidas dentro do corpo substâncias tóxicas, prejudiciais, contribuindo para o aparecimento das mais variadas doenças.



Quanta água devo beber?

De 1,5 a 4 litros de água. Tudo depende da temperatura do dia, se trabalha ao sol ou na sombra, se faz esforços físicos, etc... Mas nunca menos que 1,5l.

Existem dois sinais fáceis para você saber se a quantidade de água que bebe está suficiente:

1- A quantidade de urina que você elimina.

2- A cor da sua urina. Quando a quantidade de água é suficiente, a urina é eliminada em grande quantidade e em cor clara, transparente como água. Se a sua urina é pouca e de cor escura, o seu corpo está a avisar que precisa de mais água, mesmo que beba 2 litros por dia. É sinal que você precisa de talvez, quem sabe, 3 ou 4 litros.


Como beber água?

A água deve ser tomada ao longo de todo o dia. Bebendo um ou dois copos, pela manhã, ao acordar; ao deitar à noite; durante o dia, de uma em uma hora.

Beba água mesmo que não tenha sede, pois isso não significa que seu organismo não precisa de água. O ideal é não beber água junto com as refeições, pois atrapalha a digestão. Beba meia hora antes e uma hora após as refeições. Muitos não bebem água porque se esquecem. Por isso, coloque a água ao seu alcance: no local de trabalho, na sua mesa, no quarto a noite, na viagem, de maneira que você a veja sempre e lembre-se de tomá-la. Aos poucos começará a ficar habituado, e acaba por sentir a sua falta e necessidade de beber bastante diariamente.



E tem de ser água?

Sim, água. Practicamente todos os alimentos contêm água, mas isso já é tido em conta quando se diz que se deve beber 2 litros de água por dia: a água nos alimentos não chega, e os sumos e chás não a substituem de forma alguma.


Aproveite agora! Levante-se e vá beber um copo de água. Não sabe bem?



Sara Moniz

Sem comentários: