Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 11 de novembro de 2007

O Doping

O doping é a utilização de substâncias proibidas no desporto, por promoverem o aumento ilícito do rendimento do atleta. Essas perigosas substancias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento fisico no desporto.

As substâncias que dopam

Beta bloqueadores

Os beta bloqueadores são remédios que baixam a pressão sanguínea. Actuam no sistema cardiovascular, diminuindo o número de batimentos do coração. Ajudam em categorias que exigem precisão, como o arco e flecha e o tiro.

Diuréticos

Os diuréticos são usados pouco antes das provas para desidratar o organismo e diminuir o peso dos atletas. Atletas de boxe, luta, judo e halterofilismo podem usar a substância para actuarem em categorias de peso inferior ao seu.

Estimulantes

Os estimulantes agem directos no sistema nervoso, fazendo o atleta ficar mais excitado. A cafeína é o exemplo mais comum. Os velocistas de atletismo conseguiram melhorar seus tempos com esse tipo de substância. Porém, a FIFA passou a liberar a cafeína, retirando a mesma das substâncias dopantes em 2007.

Injecção de sangue

Alguns atletas injectam até um litro de sangue pouco antes da competição. A transfusão aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos, melhorando a capacidade de circulação de oxigénio entre as células até 5%.

Narcóticos

Os narcóticos são usados para combater dores moderadas e agudas. A maior parte tem efeitos colaterais, incluindo transtornos respiratórios em proporção à dose e risco de dependência química.

Esteróides anabolizantes

São hormonas sintéticas que quando comparados à testostrona (hormona masculino natural), têm maior actividade anabólica (promovem crescimento).

Geralmente são usados por via oral ou injectáveis. Alguns usuários fazem abuso de preparações farmacêuticas disponíveis para uso veterinário.

Estes produtos têm muitos efeitos colaterais e são muito perigosos, mas no entanto, alguns deles podem curar algumas doenças como a anemia, hipogonadismo e angioedema hereditário...e talvez por isso não seja muito difícil de conseguir algumas destas formas de doping.

Sem comentários: