
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença caracterizada por uma pausa do fluxo respiratório durante o sono por mais de 10 segundos e mais de cinco vezes por hora. Esta doença até 1984 era pouco conhecida e em Portugal, só mesmo em 1990 é que passou a ser mais divulgada.
A SAOS afecta 4% dos homens e 2% das mulheres de meia-idade em Portugal, de forma sintomática e de forma assintomática este valor sobe para 24% e 9% respectivamente.
Há pessoas que fazem 20, 40 e até 80 paragens respiratórias inconscientemente. A partir de 10 segundos de paragem começa a apneia e há casos em que estas demoram mais do que um minuto. Quando a pessoa volta a respirar, o coração bate mais rápido e a tensão arterial sobe, o que também é um risco principalmente para as pessoas com problemas cardiovasculares. Por este motivo, alguns doentes devem dormir com uma máscara de ar porque impede a paragem das vias respiratórias. Este tratamento tem o nome de CPAP e é considerado o mais eficaz e seguro para a SAOS e ainda beneficia o controlo da asma que tanto se assemelham. Quando as duas doença surgem na mesma pessoa, uma agrava a outra e é mais difícil de controlar cada uma das duas.
Sem comentários:
Enviar um comentário