Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

“As vacinas salvam mais vidas do que qualquer outro tratamento médico.”


Uma vacina é uma substância que contêm uma pequena parte de um vírus/bactéria enfraquecidos que é administrada a uma pessoa com o objectivo de prevenir a doença que esse vírus/bactéria provocaria. Podem ser administradas sob a forma de injeção ou por via oral (esta última mais utilizada nas crianças).

Todos podem ser vacinados?

Todas as pessoas podem ser vacinadas, mas deve-se ter em consideração o estado de saúde, por exemplo se está grávida, assim como se está a fazer algum tipo de tratamento. Por isso cada indivíduo antes de ir tomar uma vacina deve consultar um médico, que terá então todos estes factores em conta.

A importância do plano nacional de vacinação…

O plano nacional de vacinação é muito importante, já que nele se prevê que toda a população se submeta a um conjunto de vacinas como forma de prevenir ou atenuar infecções graves ou potencialmente letais. Em diferentes situações é necessário apresentar o boletim de vacinas com as vacinas em dia, como por exemplo quando se fazem as inscrições no ensino, sendo esta uma forma de controlar a aplicação do referido plano nacional de vacinação.

Vacinas de dessensibilização

Em algumas doenças do foro alérgico, como a asma ou a rinite alérgica, também está muitas vezes indicada a realização de vacinas especificas como forma de atenuar, espaçar ou evitar as crises de doença.


Fontes:

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/vacinacao/vacinacao.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina


Ass.: Maria Ana Pinheiro E Teresa Amorim

Sem comentários: