Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 9 de Outubro de 2011

DOENÇA QUE CASOU A MORTE DO BOB MARLEY


Melanoma maligno é o tipo de cancro de pele com pior prognóstico. É considerado um tumor altamente perigoso nas suas etapas avançadas devido à sua elevada probabilidade de sofrer metástases e de se propagar para outros órgãos. Melanoma Maligno origina-se dos melanócitos sendo mais comum na pele, mas também pode aparecer no olho, nas mucosas do esófago, vagina, etc.
Esta doença é detetada através de o aparecimento de um pinta preta, azul, castanha, vermelha ou mesmo da cor da pele podendo cada lesão ter várias cores simultaneamente. É uma doença que cresce muito rápido apesar de não apresentar sintomas na sua fase inicial, surgindo apenas dor e comichão em poucos casos.
Nos EUA são detetados mais de 50 mil casos por ano e cerca de 8 mil mortes por ano graças a este cancro.

No caso de Bob Marley, no início, era só um ferida no dedo do pé causada por um jogo de futebol, mas que não foi devidamente curada. Assim, a unha posterior caiu e só ai é que foi feito um diagnóstico correto da sua doença. Os médicos aconselharam Bob Marley a cortar o dedo, mas este recusou-se devido aos seus princípios rastafaris que diziam que os médicos fingiam ter o poder de curar. Então, optou por uma cirurgia, que não resultou pois a doença propagou-se pelo ser cérebro, pulmões e estômago, acabando por morrer.

Vocabulário:
Metástases – formação de uma lesão tumoral a partir de outra.

Malanócitos ou Melanoblastos – célula que produz a melanina.

Fonte de informação:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Melanoma_maligno

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Marley#Morte

Sem comentários: