Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 5 de Outubro de 2011

A síndrome de Sjogren



A síndrome de Sjogren



O que é?

A SS é uma doença auto-imune crónica, ou seja, o sistema imunitário do individuo, que serve para proteger o seu corpo contra doenças e infecções, acaba por destruir tecido saudável dos órgãos que esta doença afecta, que são as células epiteliais das glândulas exócrinas.
As células epiteliais das glândulas exócrinas são células que lançam as suas secreções em superfícies do corpo através de pequenas cavidades, que é o caso das glândulas salivares, glândulas lacrimais e glândulas sudoríparas.
Os linfócitos infiltram-se nessas glândulas provocando uma diminuição de saliva, lágrimas etc. …
A causa da síndrome de sjogren ainda é desconhecida.











Esta doença já é conhecida há muitos anos, mas foi um oftalmologista sueco, Henrick Sjogren, que, em 1933, a descreveu de forma mais completa e, por isto, esta doença passou a chamar-se síndrome de Sjogren.












A síndrome de Sjogren pode ter duas formas:
-primária, quando não está associada a outras doenças auto imunes e os sintomas aparecem isolados e revelam-se nos principais órgãos como a glândulas salivares, lacrimais e sudoríparas.

-secundária, quando esta associado a outras doenças auto imunes e os sintomas para além de afectarem as glândulas salivares, lacrimais e soduriparas, afectam também outros órgãos como aos rins, pulmões, o fígado, vasos sanguíneos, pâncreas etc.

Como é uma doença auto imune afecta mais as mulheres e, de acordo com os estudos efectuados surgem, mais frequentemente, em pessoas dos 40 aos 50 anos.

Quais são os sintomas da síndrome de Sjogren?

Os sintomas principais são a secura dos olhos e da boca, podendo ser também secura da pele da mucosa nasal, devido á infiltração dos linfócitos nestas glândulas provocando a diminuição de produção de saliva, lágrimas, suor etc. …





A secura dos olhos pode manifestar-se por ardor, sensação de areia nos olhos ou intolerância á luz; a secura da boca pode manifestar-se por sensação de queimadura na boca, dificuldade de deglutição e tendência para ter cáries.
A secura da pela pode manifestar-se também por comichão, descamação e alterações da pigmentação.
Outros possíveis sintomas da síndrome de sjogren são as inflamações das articulações, dores musculares e, por vezes, rigidez matinal, ou seja, alguma dificuldade em abrir as mãos.


Como é que esta doença é diagnosticada?



O diagnóstico desta síndrome não é fácil já que se assemelha a várias outras doenças auto imunes como o lúpus, a esclerose múltipla etc. …
Como o diagnóstico não é de fácil definição, o doente têm de ser encaminhado para vários especialistas como o Reumatologista, Dentista ou Oftalmologista.
Segue-se um estudo imunológico, que é muito importante já que é neste teste que se descobrem os valores de anti-corpos típicos desta doença, os linfócitos.
Depois disto, para confirmar o diagnóstico, realiza-se uma biopsia às glândulas salivares, que se resume na extracção de um pequeno retalho de tecido da face interna do lábio inferior, com anestesia local.


Qual o tratamento desta doença?


Embora não haja cura para esta doença, há tratamentos que aliviam os sintomas e previnem as complicações decorrentes da doença.
Dependendo dos órgãos envolvidos diversos tratamentos estão indicados.
Contra a secura dos olhos existem várias alternativas como o uso de lágrimas artificiais e quando existirem sinais inflamatórios oculares deve dirigir-se ao oftalmologista, pois pode ser algo grave.











Contra a secura da boca pode-se estimular a secreção salivar através de chicletes e rebuçados sem açúcar e usar saliva artificial em spray ou pastilhas.










Contra os lábios secos, usar batons hidratantes; contra a secura nasal, usar spray de água salina e contra a pele seca, usar loções e cremes hidratantes.

A série de Dr. House 5º temporada episódio 5 retrata bem a síndrome de Sjogren.

Fonte:

http://www.nedai.org/item.aspx?id_item=95&id_rubrica=115&id_seccao=51
http://www.colegioweb.com.br/biologia/glandulas-e-tecido-osseo.html
http://files.bvs.br/upload/S/1679-1010/2010/v8n3/a012.pdf
http://www.medicinageriatrica.com.br/2008/12/07/estudo-de-caso-sindrome-de-sjogren/

Sem comentários: