Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 9 de outubro de 2011

LENTES DE CONTACTO

As lentes de contacto podem ser uma boa alternativa para quem necessita absolutamente usar uma compensação óptica para ver melhor.

1. Histórico

2. Tipos de lentes

3. Conselhos

4. Auto-Vigilância

5. Questões Frequentes


1. Histórico

A ideia de aplicar lentes correctivas directamente na superfície do olho foi proposta pela primeira vez em 1508 por Leonardo da Vinci, e ideias similares surgiram de René Descartes em 1636. Só em 1887 é que o fisiologista alemão Adolf Eugen Fick construiu as primeiras lentes de contacto, que eram feitas de vidro.

VANTAGENS DO USO DE LENTES DE CONTACTO

Quando se coloca em questão o uso de lentes de contacto em oposição ao uso de óculos devem ter-se em conta as seguintes vantagens das lentes de contacto:

· Não tem armação

· O campo visual não tem limitações

· Permitem prática de todo o tipo de desportos

· As lentes não embaciam

· Permitem muitas graduações diferentes

DESVANTAGENS DO USO DE LENTES DE CONTACTO

· Exigem manutenção o que custa tempo e dinheiro

· Aumenta um pouco a probabilidade de ocorrerem conjuntivites

· Não são adequadas para pessoas que desenvolvem actividade em locais com poeira, gases ou fumo.

2. Tipos de Lentes

Por função

Lentes de contacto correctivas - Servem para corrigir erros de refracção, como por exemplo, miopia.

Lentes de contacto cosméticas - Servem para colorir a superfície dos olhos, também podem dar formas diversas à pupila.

Lentes de contacto terapêuticas -Servem para tratar distúrbios não-refractivos do olho. Costuma ser usado após cirurgias correctivas.


Por tipo de material

Lentes de contacto duras - As primeiras lentes de contacto utilizadas com êxito foram lentes duras fabricadas num material plástico PMMA, impermeável à passagem do oxigénio. Tinham grande desvantagem pela falta de oxigénio nos olhos e pela rigidez geravam grade rejeição.

Lentes de contacto moles - Estas lentes têm uma grande percentagem de água, que pode variar entre 36% até mais de 70% (de H2O). A sua duração é geralmente menor que a das lentes duras, sendo aconselhável substituí-las ao fim do 2º ano de uso, mesmo que estejam em aparente bom estado.

Lentes de contacto descartáveis Surgiram depois uma nova classe dentro das lentes moles, as lentes descartáveis ou de substituição frequente. Este tipo de lentes devido ao conforto que proporcionam por terem elevada percentagem de água, tornaram-se bastante populares. Os sistemas descartáveis oferecem uma segurança acrescida, devido a que a lente que está a ser usada é trocada ao fim de pouco tempo, substituída por uma nova em óptimas condições. Há lentes de 1, 7, 15 ou 30 dias

3. Conselhos


· Lavar bem as mãos antes de retirar ou colocar as lentes

· As unhas compridas são um obstáculo e podem estragar as lentes

· Seguir a manutenção que lhe foi aconselhada.

· Não usar água da torneira

· Não usar soro fisiológico

· Verificar se as lentes estão viradas do lado correcto

· Não poupar nos líquidos de manutenção

· Não usar lentes que não estejam em perfeitas condições

· Ter um par de óculos para o caso das lentes terem algum problema

4. Auto-vigilância

Além das revisões periódicas efectuadas pelo seu oftalmologista que verifica a integridade das lentes, a correcta adaptação destas, a saúde ocular e o resultado visual, deve auto-vigiar-se tendo em conta três pontos:

1 . Aspecto dos olhos - verificar se os olhos têm aspecto normal, se estiverem avermelhados ou vasos sanguíneos injectados tem de se retirar lentes

2 . Visão - Escolher um alvo a alguma distância e fechando um dos olhos, verificar se o outro tem visão normal.

3. Conforto - As lentes devem ser usadas sem qualquer incómodo de modo a que se esqueça que as tem colocadas. Se houver desconforto devem ser retiradas.


5. Questões mais frequentes

* Posso dormir com as lentes de contacto?


Depende mas normalmente não. Embora a maior parte das lentes de contacto não tenha características próprias para que se durma com elas, existem algumas estudadas para o efeito, descartáveis ou não. Para os olhos o melhor é não o fazer.

Posso fazer desporto com as lentes de contacto?

Sim, se forem lentes moles pode-se saltar, correr, fazer o pino ou o que quiser, que as lentes não sairão dos olhos. No desporto, as lentes de contacto são especialmente vantajosas pois o suor não provoca o seu embaciamento e além disso, proporcionam melhor percepção da profundidade e visão periférica.

Tenho "graduação". Posso usar lentes que mudam a cor dos olhos?

Sim, existem lentes cosméticas com potência óptica para a compensação de defeitos visuais. Também existem sem potência óptica para quem vê bem e apenas quer variar a cor dos olhos.

Tenho astigmatismo. Posso usar lentes de contacto?

Claro, existem até lentes para isso. Tanto duras como moles. Depende de cada caso a opção por um ou outro tipo. São os míopes aqueles que mais apreciam as lentes de contacto, mas também os astigmatas.

As lentes de contacto fazem aumentar a miopia?

Não, se a miopia estiver em progressão, tanto pode aumentar com lentes de contacto, como sem elas.

As lentes de contacto incomodam muito?

As lentes de contacto modernas permitem, na maior parte dos casos alcançar um conforto total. Após um período inicial de adaptação, que geralmente é curto, é normal o utilizador deixar de sentir as lentes nos olhos. Atenção: Não sentir as lentes não implica que elas estejam bem nos olhos. Só a adaptação e seguimento por um optometrista ou oftalmologista, permitem a garantia de usar determinadas lentes de contacto com segurança.

Tenho lentes de contacto azuis e uma amiga tem lentes verdes. Podemos trocar?


Não! Existe o perigo de contágio devido a má esterilização das lentes. As lentes de contacto devem ser consideradas "pessoais e intransmissíveis".


http://www.magnivisao.pt/optica/maislc.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lente_de_conta

http://images.google.com.br/imagens

Sem comentários: