Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

sábado, 1 de outubro de 2011

Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC). Surge, principalmente, entre os 20 e os 40 anos de idade e atinge com mais frequência os indivíduos do sexo feminino. É caudada por uma lesão da membrana que reveste os nervos que tem como função aumentar a velocidade de transmissão do impulso elétrico, quando esta membrana está lesionada a velocidade de transmissão é, por isso, menor. Esta doença afeta , em Portugal, cerca de 5 mil pessoas e, no Mundo, mais de 2 milhões de indivíduos.

Os sintomas desta doença (visão embaraçada, dormência em qualquer parte do corpo, fadiga, espasmos musculares, falta de equilíbrio, dificuldade de comunicação…) podem ser confundidos com os de muitas outras, por isso o diagnóstico é tardio e nem sempre exato. Estes sintomas são passageiros, isto é, aparecem durante algum tempo e depois desaparecem (dando a impressão de não é grave), deixando, no entanto, marcas irreversíveis.

Os médicos e os cientistas ainda não encontravam cura para a esclerose múltipla, sendo, por isso, fundamental que esta seja detetada ainda na fase inicial para que o tratamento possa melhorar a sua evolução.

Ainda não é conhecida a sua causa, mas pensa-se que possa haver um conjunto de fatores ambientais e genéticos e alguns vírus de infância associados a estas lesões. Outra hipótese possível é a teoria autoimune (quando o organismo produz defesas contra si próprio) e esta é favorecida pelo facto da esclerose múltipla ser mais frequente nas mulheres e de estas terem um sistema de autoimunidade mais ativo.


http://maismulher.sic.sapo.pt/252905.html

http://cerebro-online.blogspot.com/2010/05/esclerose-multipla-doenca-do-imprevisto.html


Sem comentários: