Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 16 de outubro de 2011

Fones: Acessório ou problema?

Por usarem com frequência e erradamente os fones de ouvidos, os jovens de hoje poderão apresentar sintomas numa fase mais precoce do que as gerações que não tiveram acesso a esta tecnologia...

Foi realizado um estudo nos Estados Unidos, onde se descobriu que mais de metade dos adolescentes entrevistados, dependentes de fones de ouvidos, apresentaram três dos principais sintomas de perda de audição: ouvir constantemente zumbidos e campainhas, aumentar o volume da televisão e do rádio, não perceber palavras simples precisando frequentemente de repetições durante conversas normais em ambientes pouco ruidosos.
Também há sintomas secundários, como tonturas e dores de cabeça em excesso (com a concentração da dor nas têmporas).

Deixar de usar fones é a solução?
O problema não é totalmente o uso dos fones, o verdadeiro problema é o VOLUME. Os nossos ouvidos aguentam uma intensidade sonora até 75 decibéis sem sofrer danos, acima disso a audição já começa a ser prejudicada.

O maior problema!

No entanto, há outro problema muito frequente relacionado com os fones mas pouco conhecido: a dependência. Assim como a dependência química, há pessoas que tornaram-se dependentes dos fones, mesmo que não estejam a utiliza-los para ouvir. Dos principais sintomas desta dependência são: dificuldade de concentração, insónias e nervosismo excessivo da pessoa quando esta não está com o acessório. A agressividade repentina também pode ser um sintoma.



Usar fones faz mal á saúde?
Os fones se usados corretamente, por pequenos períodos, e com a música, ou o que o que estivermos a ouvir, com um volume baixo, não provocará danos na audição.








Fontes:

Sem comentários: