Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Com o prato feito, não há mais o que fazer pela sua cintura, certo?

  
  Errado! A própria forma como o alimento é processado pela boca faz toda a diferença na balança.
   
  Este post é dirigido a todos os que, actualmente, não vêm vantagem em mastigar os alimentos. Todo o stress e pressa a que somos expostos leva-nos a ter refeições demasiados rápidos para termos tempo para mastigar, às vezes, engolimos a comida quase inteira. Talvez seja altura de mudarmos de hábitos: já sabíamos que só mastigando muitas vezes conseguíamos saborear melhor a comida mas agora descobriu-se que também é saudável e faz emagrecer.
  No American Journal of Clinical Nutrition foi publicado um estudo de uma Universidade de Medicina  de Harbin, China que revela que   as pessoas que mastigam mais vezes antes de engolirem, ingerem menos calorias e, por isso, tendem a engordar menos. As pessoas que mastigam várias vezes a comida antes de engolirem ingerem menos calorias e, por isso, tendem a engordar menos. O estudo estabelece uma relação directa entre o número de vezes que se mastiga e os níveis de duas hormonas relacionadas com a regulação do apetite.
    
   O estudo
   Mastigar 40 vezes cada garfada, em vez da média no
rmal de 15 vezes, fez com que os participantes do estudo ingerissem menos 11,9 por cento de calorias, explicou Jie Li, coordenadora do estudo da Universidade de Medicina de Harbin. “Comparativamente aos participantes magros, os participantes obesos tiveram uma taxa de ingestão mais elevada e mastigaram menos vezes por cada grama de comida”, concretizou a investigadora, ao que ainda acrescentou “Independentemente do peso, os sujeitos que mastigaram 40 vezes ingeriram menos 11,9 por cento de calorias dos que mastigaram 15”.
    A equipa de Jie Li deu um pequeno-almoço a 14 rapazes obesos e a 16 rapazes com um peso equilibrado para observar as diferenças entre a forma como mastigavam. O grupo tentou também perceber se mastigar mais vezes ajuda ou não as pessoas a comerem menos e que efeitos tem isso nos níveis de açúcar no sangue e em certas hormonas responsáveis por regular o apetite.

   A relação com as hormonas e os estudos anteriores.
  Já outros estudos anteriores tinham mostrado que comer depressa e mastigar a comida poucas vezes potencia a obesidade. Mas também houve artigos que não conseguiram provar esta correlação. No entanto, esta investigação chinesa conseguiu mostrar que a mastigação influencia os níveis hormonais que “dizem ao cérebro quando começar e quando parar de comer”. Em causa está uma hormona chamada grelina que aparentemente vê os seus níveis baixarem quando mastigamos mais, reduzindo a sensação de fome. Pelo contrário, a hormona CCK (colecistocinina ou colecistoquinina) vê os seus níveis aumentarem, o que faz com que a informação de saciedade chegue mais rapidamente ao cérebro.
   Os investigadores, apesar de reconhecerem que a amostra utilizada só incluiu homens jovens, que foi demasiado pequena e que são necessários mais estudos, acreditam que a descoberta relacionada com estas duas hormonas pode influenciar futuras terapêuticas na área da obesidade, ajudando a controlar o apetite.

    Especulações futuras
    Sobre a redução de quase 12 por cento das calorias no grupo, Adam Drewnowski, director do Centro de Investigação da Obesidade na Universidade de Washigton, em Seattle, lembrou, também à Reuters, que tal descida pode significar uma perda de peso anual superior a dez quilos. Ainda assim, o especialista ressalvou que muita da comida que ingerimos, como a sopa ou mesmo os gelados, é líquida – pelo que o potencial de redução pode ser afectado.
  
    Fonte:
http://www.publico.pt/Sociedade/mastigar-40-vezes-pode-ser-um-segredo-para-emagrecer_1506186
http://saude.abril.com.br/edicoes/0338/corpo/mastigacao-emagrece-631077.shtml
http://saude.ig.com.br/alimentacao/mastigar+mais+vezes+ajuda+a+emagrecer/n1597111222303.html



Sem comentários: