Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O que os sonhos e os pesadelos dizem sobre si


A “censura” da mente é, durante a noite, menor e, por isso as nossas preocupações e os nossos medos invadem-nos sob a forma de um sonho ou de um pesadelo.

Os sonhos mais comuns

Segundo o psicólogo Paulo Sobral, alguns dos sonhos mais comuns dizem respeito a fugas ou perseguições. Estes pretendem mostrar-nos que temos de os confrontar com algo que não conseguimos encontrar, que nos está a fugir.

Quando se sonha com a perda de dentes, pode significar que estamos a passar por uma situação incómoda, existe um certo receio que algo que diga ou comente não seja bem aceite.

Reprovar num teste pode querer transmitir-nos que não nos sentimos preparados para enfrentar determinada situação ou que estamos a fazer algo que não faz muito sentido, que não se adequa a nós.

Num sonho, estar perdida ou prisioneira está ligado a situações em que estamos agarrados a uma relação ou a um trabalho que não nos satisfaz.

Voltar à escola é, também, um sonho comum e quer-nos transmitir que estamos numa fase de avaliação a nível profissional.


O pesadelo da doença ou morte

Quando um sonho nos mostra algum aparelho (telemóveis, máquinas…) que não funciona, pode querer transmitir-nos a ideia de que há algo em nós que não está a funcionar muito bem.

Chegar atrasado ou perder um transporte indica-nos que estamos a perder algo importante para a nossa vida.

Sonhar que se está a ir em direção a um abismo ou que se está dentro de um carro sem travões significa que existe falta de controlo na nossa vida.

Quando sentimos que estamos a perder algo afetivamente importante ou estamos magoados a nível psicológico, os nossos sonhos baseiam-se na morte ou na doença.

Queda, voo, afogamento

Nos momentos em que temos pouco apoio os nossos sonhos estão relacionados com situações de afogamento, afundamento ou queda.

Quando sonhamos com voos pode ter dois significados: se a sensação for agradável, estamos a atravessar um momento de segurança e conforto, caso contrário pode indicar-nos falta de controlo sobre uma ambição.

Mundo animal

As cobras podem significar perigo, os gatos feminilidade, os cães masculinidade, os ratos indicam uma ameaça emocional ou um obstáculo, os pássaros querem transmitir-nos a ideia de liberdade, os sonhos com elefantes ocorrem em momentos de alguma pressão e com aranhas (teias) em situações nas quais algo se está a formar, a compor.

Porque nos recordamos dos sonhos?

Segundo dados estatísticos, apenas um em cada cinco sonhos é recordado. Recordamo-nos dos sonhos quando estes têm uma grande intensidade. Por vezes acordamos no meio de um sonho muito pesado e isto ajuda-nos a memorizá-lo.

Fonte: Revista Happy, Setembro de 2011

Sem comentários: