Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Medicina das Viagens


Atualmente as pessoas viajam cada vez mais e com maior facilidade, as suas movimentações estendem-se a todo o globo desde as regiões mais exóticas às mais inóspitas e distantes. Assim existe uma maior probabilidade de um viajante ter contacto com um conjunto de factores de agressão, sobretudo sob a forma de agentes infecciosos relacionados com as áreas geográficas visitadas.

A necessidade de uma correcta informação do viajante sobre riscos possíveis durante a sua deslocação levou ao desenvolvimento da Medicina das Viagens cujo objectivo é o aconselhamento prévio à viagem e muitas vezes também o acompanhamento após o regresso. Este aconselhamento implica um correcto conhecimento do estado de saúde do viajante, o conhecimento do tipo de viagem (itinerário, duração e estilo da estadia) e a epidemiologia das doenças infecciosas da área a visitar.

Imunizações e vacinas

Alguns países possuem legislação que obriga à vacinação dos viajantes que pretendem visita-los. A vacina da febre-amarela é obrigatória em diferentes países de África, América Central e do Sul; esta vacina deve ser administrada 10 dias antes da partida e é valida por 10 anos.

A recomendação em relação a outras vacinas está dependente de já existirem vacinações anteriores (algumas vacinas como a da difeteria, polimielite ou tétano fazem parte do plano nacional de vacinação), há quanto tempo foram realizadas, do risco no local de destino (por ex. a vacina da hepatite A nas deslocações a países com baixos índices higiene-sanitários), e mesmo das actividades que o viajante vai desenvolver (ex. – vacina da raiva para veterinários que vão trabalhar para países em que esta doença é usual).

A recomendação das vacinas requer uma constante actualização já que pode variar com surtos de doença que estejam a ocorrer naquele preciso momento no mundo.

Doenças transmitidas por insectos

A protecção individual contra picadas de insectos é muito importante na prevenção de numerosas doenças, sendo a mais conhecida a malária. Esta protecção inclui o uso de redes mosquiteiras, insecticidas de ambiente, repelentes de aplicação na pele e o uso de vestuário que deixe poucas zonas do corpo expostas. Evidentemente que em relação à malária se pode fazer profilaxia com medicação especifica, sempre tendo em atenção que a profilaxia não impede a doença mas as formas graves dessa mesma.

Doenças transmitidas pela água

São exemplo deste tipo de doenças a diarreia do viajante, hepatite A…

Geralmente são contraídas por transmissão oral-fecal ou pela ingestão de alimentos contaminados, a forma de as prevenir prende-se com regras no consumo de água (só beber água engarrafada, se esta não existir convém ferver e/ou filtrar a água, não utilizar gelo nas bebidas) e cuidado com alimentos, evitando os alimentos crus ou mal cozinhados.

Existem ainda recomendações gerais no que se refere à deslocação em avião que geralmente estão incluídas nos folhetos informativos das companhias aéreas e problemas relacionados ao jet-lag devido a grandes diferenças horárias entre os pontos de deslocação.

Também poderá ter que ocorrer aconselhamento específico para viajantes que se desloquem para zonas de grande altitude ou para aqueles que vão realizar mergulho em profundidade.

Qualquer viajante deve sempre levar uma “farmácia de viagem” cuja especificidade vai depender muito do tipo de viagem, do país de deslocação e do clima que se vai encontrar.

Para um aconselhamento personalizado e profissional existem em Portugal varias consultas do viajante, tendo nós podido encontrar algumas referencias:

Consulta de Medicina do Viajante – Unidade de Saúde dos Guindais

Consulta de Medicina do Viajante – Centro de Saúde de Braga

Consulta de Medicina do Viajante – Centro de Saúde Pública de Viana do Castelo

Consulta de Medicina do Viajante – Hospitais da Universidade de Coimbra (Departamento de Infeciologia)

Consulta de Medicina das Viagens – Instituto de Higiene e Medicina Tropical (Lisboa)


Fontes:

http://www.secomunidades.pt/c/portal/layout?p_l_id=PUB.1.685

http://www.ihmt.unl.pt/comunidade/consulta.asp

http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/consulta+de+saude+do+viajante.htm

http://www.almadeviajante.com/dicas/medicina-de-viagens.php



Ass.: Maria Ana Pinheiro e Teresa Amorim

Sem comentários: