Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 30 de outubro de 2011

Síndrome de Alagille


O que é ?
O Síndrome de Alagille é uma doença que afeta o fígado, coração e outras partes do corpo. Esta doença afeta 1 em cada 100.000 nascidos vivos. Os problemas associados com esta doença começam a evidenciar-se na infância . A doença geralmente estabiliza idades entre 4 e 10 anos.

Caracteristicas :

As pessoas com síndrome de Alagille têm características faciais similares, tendo uma testa ampla , olhos profundos, e um queixo pequeno e em forma de "v" . Os rins eo sistema nervoso central também podem eventualmente ser afetados. Tem uma forma incomum dos ossos da coluna vertebral que pode ser visto em um raio-x . Pode ocorrer atraso no crescimento, má absorção de gordura e às vezes ocorrem atrasos de desenvolvimento. Pequenas anomalias e hipotiroidismo podem estar presentes . Ha uma ma absorçao de gordura e atraso de desenvolvimento.



Medicação e tratamentos :

Não há cura conhecida para a síndrome de Alagille . A maioria dos tratamentos disponíveis tem como objectivo melhorar o funcionamento do coração e diminuir os efeitos da alteração da função hepática. Vários medicamentos são utilizados para melhorar o fluxo biliar e diminuir a coceira . Uma cirurgia corretiva é por vezes necessária para melhorar defeitos cardíacos associados à doença . Para além disso, como as artérias pulmonares são na maior parte das vezes estreitas , existe um processo que pode ser utilizado com objetivo de alargar as artérias para reduzir a pressão sobre as válvulas de bombeamento do coração. O transplante de fígado nos últimos anos tem sido uma alternativa bem-sucedida para medicação em casos graves.



Ver televisão perto dela faz mal à visão: Mito ou Realidade


Hoje em dia, cada vez mais pessoas vêem televisão já que esta atividade passou a fazer parte, para os portugueses, da rotina diária. Isto acontece devido ao facto de os meios de comunicação terem evoluído e de ter sido "criada" uma dependência sobre este passatempo.
Ver televisão de muito perto dela faz mal à visão é um misto entre Mito e Realidade, já que isto não provoca a cegueira, mas se esta atividade se prolongar durante muito tempo, especialmente nas crianças, a pessoa em questão pode vir a sofrer de miopia. Este mito surgiu até 1950, pois as televisões até aí emitiam radiações extremamente perigosos, chegando a 0,5 milirems por hora e algumas até emitiam raios X. Atualmente, estima-se que a dose de radiação média sofrida por uma pessoa que vê televisão regularmente e se senta a poucos metros do aparelho é de cerca de 1 milirem durante um ano .
O que pode provocar nas crianças:
- Miopia
- Ressecamento dos olhos
- Vermelhidão e lacrimejamento
- Embassamento visual
Como diminuir esta situação:
- Colocar a televisão a nível dos olhos
- A distância da televisão deve ser de pelo menos 5 vezes o tamanho da tela ou no minimo 2 metros
- A luminusidade da sala não deve ser nem forte nem escura demais e devemos procurar um equilíbrio em que a sala e a tela da TV estejam em "harmonia"


Tumor neuroendocrino do Pâncreas

O pâncreas
O pâncreas é uma glândula com aproximadamente 15 cm de comprimento, que se situa na proximide do estômago, entre o baço e o duodeno.
O pâncreas contém dois tipos de tecido, os ácinos produtores de enzimas digestivas e as ilhotas produtoras de hormonas. Posteriormente, as enzimas são segregados no duodeno e as hormonas libertadas para corrente sanguínea. O pâncreas produz três hormonas, nomeadamente a insulina, o glucagon e a somatostatina.
A insulina reduz o nível de açúcar no sangue, o glucagon eleva o nível de açúcar no sangue e a somatostatina, impedindo a liberalização das outras duas hormonas.
1. O Pãncreas e a sua relação com o duodeno, o estômago e as vias biliares.

Tumores neuroendocrinos do pâncreas
Cerca de 95% dos tumores pancreáticos são adenocarcinomas, surgindo nos ácinos desta glândula. É também a forma mais agressiva dos tumores com origem neste orgão.
Os tumores neuroendócrinos representam apenas cerca de 1 a 2% dos tumores pancreáticos.Há vários tipos de tumores neuroendocrinos, designadamente:
-gastrinomas, que se manifestam por produção excessiva de gastrina causand0 a síndrome Zollinger-Elisson (múltiplas úlceras gástricas e duodenais).
-insulinoma, com produção anormal de insulina provocando diminuição dos valores de glicose no sangue (hipoglicemia)
-glucagonoma, com níveis elevados de glucagon.

Os tumores neuroendocrinos apesar de menos agressivos podem também disseminar-se para outros órgãos( por exemplo o fígado; metastização).
2. Imagem microscópica do tumor neuroendócrino do pâncreas

3. Imagem por Ressonância Magnética de um tumor neuroendocrino


Recentemente uma figura pública, o CEO da Apple morreu devido a este cancro. Foi uma notícia que devastou o Mundo já que Steve Jobs era uma figura apreciada pelo público e muito inteligente. Podemos assim dizer que este cancro matou um grande homem, um grande ser-humano.


3. Steve Jobs, COO da Apple



http://en.wikipedia.org/wiki/Neuroendocrine_tumor#Pancreatic_endocrine_tumors_.28PETs.29