Os antibioticos são substancias com capacidade para interagir com micro organismos unicelulares ou pluricelulares que causam infeções no organismo. Os antibióticos interferem com os micro-organismos, matando-os ou inibindo o seu metabolismo e/ou a sua reprodução, permitindo ao sistema imunológico combatê-los com maior eficácia.
Em portugal, o conssumo deste produto, sem justificação clínica, como em gripes e constipações, é elevado, causando resistencia por parte dos micro-organismos quando efetivamente aconselhados, o que já é considerado um problema de saúde pública.
Portugal encontra-se entre os 9 países em que a taxa de consumo de antibioticos não receitados mostra tendencia a aumentar.
Numa circular de 2008, a DGS alertou para o facto de a resistência aos antimicrobianos ser atualmente "uma das maiores ameaças à saúde pública na Europa".
Todos os anos cerca de 3 milhões de pessoas na União Europeia sofrem uma Infeção Associada aos Cuidados de Saúde (IACS) e, desses 3 milhões, aproximadamente 50 mil i indivíduos morrem.
fontes:
publico.pt
wikipedia.org
Sem comentários:
Enviar um comentário