A doença de que vou falar é a do “Homem árvore”, cientificamente conhecida como Epidermodisplasia Verruciforme e depois de ver pela primeira vez uma vítima desta doença num dos episódios da famosa série “Anatomia de Grey“, fiquei espantada com o que esta doença é capaz de fazer a uma pessoa, tanto física como emocionalmente.
É uma das doenças mais raras no mundo e consiste no crescimento descontrolado de verrugas. A Epidermodisplasia Verruciforme é uma das imensas variações do vírus do HPV (vírus do papiloma humano). Este vírus afecta as células mais abundantes da epiderme, os queratinócitos, responsáveis pela síntese de queratina, a qual está aumentada nesta doença. A designação de "homem árvore" teve origem na aparência das mãos e pés do doente, que parecem raízes de árvore.
Esta doença é incurável e todas as pessoas que a possuem ficam muito limitadas. Deixam de poder trabalhar e realizar as suas actividades do dia a dia já que as verrugas atacam principalmente nos seus pés e mãos e também são rejeitadas pela sociedade por causa do seu aspecto. Esta doença pode ser temporariamente diminuída se o paciente for submetido a cirurgia duas vezes ao ano, porque depois das verrugas serem retiradas, reaparecem.
Fontes:
http://bethccruz.blogspot.com/2009/03/homem-arvore-uma-doenca-hereditaria-e.html
http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=989687
http://saude.comunidadedocasamento.com.br/hpv_doenca.html
Estudante do terceiro ano de medicina (Mariana Coroado)
Sem comentários:
Enviar um comentário