Esteróides
A moda do "culto do corpo" e a procura de maior rendimento nos atletas de alta competição leva por vezes a recorrer a toma de esteróides para alcançar os seus objetivos.
No primeiro caso os jovens procuram a beleza imediata do seu corpo musculado sem terem consciência das consequências graves a longo prazo na sua saúde. O caso dos atletas é ainda mais grave porque para além dos problemas de saúde, o controlo doping, acaba com a sua carreira desportiva e aquilo que um dia foi um sonho.
Os esteróides compreendem diversas substâncias com importante papel na fisiologia humana. A maior parte dos esteróides são produzidos sinteticamente com finalidades medico-No primeiro caso os jovens procuram a beleza imediata do seu corpo musculado sem terem consciência das consequências graves a longo prazo na sua saúde. O caso dos atletas é ainda mais grave porque para além dos problemas de saúde, o controlo doping, acaba com a sua carreira desportiva e aquilo que um dia foi um sonho.
terapêuticas. Os esteróides são pequenos comprimidos que por vezes tomados em excesso podem fazer mal à saúde.
Esteróides: são produtos químicos derivados da testosterona, a hormona masculina. A produção natural do homem é de cerca de 17 mg por dia, que pode ser aumentado pelo estímulo do exercício fisíco. As mulheres produzem somente 0,5 mg de testosterona, daí a sua dificuldade em adquirir massa muscular.
Efeitos colaterais dos esteróides:
- Aumento do tamanho dos mamilos no homem
- Perda de cabelos durante um período de tempo
- Aumento de acne e cravos
- Diminuição do tamanho dos testículos e do volume de sémen
- Pele amarela devido a sobrecarga hepática
- Nas mulheres engrossa a voz, aumento do tamanho do clitóris e desregulação do ciclo menstrual
Sem comentários:
Enviar um comentário