Segundo um relatório das Nações Unidas, divulgado pela a agência Lusa, Portugal terá nos próximos 4 anos a segunda taxa mais baixa de fecundidade do mundo, com apenas 1,3 filhos por mulher apenas mais alta que a da Bósnia-Herzegovina com 1,1 filhos por mulher.
Este indicador de Portugal é igual ao da Áustria e Malta, seguindo-se a Hungria, Japão, Coreia do Sul, Macedónia, Polónia, Roménia e Eslováquia, com 1,4 filhos por mulher com idade entre os 15 e os 49 anos. A Alemanha, Albânia, Bulgária, Bielorrússia, Geórgia, Itália e República Checa surgem depois, com uma taxa de 1,5.
Porém, possui o 11º melhor lugar no que toca à mortalidade até aos 5 anos de idade, com apenas 3,7 mortes em cada 1000 crianças que nascem, ainda segundo o Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011.
O estudo do Fundo das Nações Unidas para a População indica que também na esperança de vida, Portugal surge com um dos mais elevados valores entre os 188 estados da tabela, com uma previsão de 83 anos para as mulheres e 77 para os homens que nasçam até 2015.
Pedro Calejo e Sofia Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário