Hoje em dia, cada vez mais pessoas vêem televisão já que esta atividade passou a fazer parte, para os portugueses, da rotina diária. Isto acontece devido ao facto de os meios de comunicação terem evoluído e de ter sido "criada" uma dependência sobre este passatempo.
Ver televisão de muito perto dela faz mal à visão é um misto entre Mito e Realidade, já que isto não provoca a cegueira, mas se esta atividade se prolongar durante muito tempo, especialmente nas crianças, a pessoa em questão pode vir a sofrer de miopia. Este mito surgiu até 1950, pois as televisões até aí emitiam radiações extremamente perigosos, chegando a 0,5 milirems por hora e algumas até emitiam raios X. Atualmente, estima-se que a dose de radiação média sofrida por uma pessoa que vê televisão regularmente e se senta a poucos metros do aparelho é de cerca de 1 milirem durante um ano .
O que pode provocar nas crianças:
- Miopia
- Ressecamento dos olhos
- Vermelhidão e lacrimejamento
- Embassamento visual
Como diminuir esta situação:
- Colocar a televisão a nível dos olhos
- A distância da televisão deve ser de pelo menos 5 vezes o tamanho da tela ou no minimo 2 metros
- A luminusidade da sala não deve ser nem forte nem escura demais e devemos procurar um equilíbrio em que a sala e a tela da TV estejam em "harmonia"
Sem comentários:
Enviar um comentário