Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Fumadores, somos quase todos!
Por vezes esquecemos que as pessoas que fumam ativamente não são as únicas a fumar, há um tipo de fumadores, muitas vezes nós próprios, que ingerem involuntariamente o fumo libertado pelos cigarros dos fumadores: são esses os FUMADORES PASSIVOS.
Este tipo de tabagismo é definido como "a inalação do fumo de derivados do tabaco (cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo) por não fumadores, que convivem com fumadores em ambientes fechados."
O cigarro foi considerado pela OMS (organização mundial de saúde) como o principal agente provocador da poluição ambiental doméstica.
"A permanência num ambiente poluído faz com que se absorvam quantidades de substâncias tais como a nicotina em concentrações semelhantes às de quem fuma."
OS ESTUDOS COMPROVAM QUE.....
-No final de um dia de trabalho em que o fumador passivo está num local fechado onde se fuma, terá ingerido em média 1 a 4 cigarros.
-As crianças que têm pais fumadores têm um elevado risco de ter problemas no sitema respiratório como: asma, bronquite, infeções na garganta.
-Os grupos de fumadores passivos que correm mais riscos são as crianças, as grávidas e os asmáticos.
Fonte:
Imagens: google.pt
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/fpassivo.htm
http://www.cigarro.med.br/cap25.htm
Helena Oliveira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário