A laringite pode adquirir várias formas, entre elas a laringite aguda (uma inflamação da mucosa que constitui a laringe) que tem origem num agente infecioso. Os sintomas perduram entre poucos dias a uma semana.
Os agente infeciosos que podem causar este tipo de inflamação podem atingir a laringe de várias formas, entre elas a partir do ar inspirado ou de infeções já existentes nas fossas nasais ou na faringe.
A laringite pode ser provocada pela exposição ao frio ou ainda a mudanças muito bruscas de temperatura. Além disso, o risco de laringite aguda pode aumentar com o uso do tabaco, o grande consumo de álcool, de repirar ar muito poluido ou do excessivo e abusivo uso da voz.
De entre todos os sintomas que uma pessoa com laringite tem, destacam-se: a faltar de ar, mal-estar, rounquidão, dores, tosse seca, febre, dificuldade para engolir e sensação de se ter algo antalado no percoço, podendo, em alguns casos, surgir diarreia.
Diagnosticar a laringite é, normalmente, bastante fácil, pois apenas com a introdução de um espelho na garganta do doente é possível ver o reflexo da laringite aguda.
A melhor forma de tratar a laringite é repousar a voz e evitar o consumo de tabaco, álcool e a exposição a locais muito poluídos. Além disso, o processo de cura pode passar pela utilização de medicamentos próprios para o efeito, a inalação de vapores e um grande consumo de água.
Fontes:
http://www.mediapedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=200
http://pt.wikipedia.org/wiki/Laringite
http://www.dicasmais.net/como-evitar-a-laringite/
Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário