A cera que existe nos nossos ouvidos tem a função de o proteger contra possíveis infeções e também organismos estranhos, bactérias e insectos. Para além disso, a cera também pode ser prejudicial à nossa saúde, sendo que, em excesso, pode causar dificuldades de audição e infeções como, por exemplo, a otite externa aguda difusa, também conhecida por Ouvido de Nadador. Por esta razão, devemos estar informados sobre as maneiras corretas e incorretas de limpar os ouvidos.
Como muita gente sabe, o uso de cotonetes não é recomendado para a limpeza dos ouvidos, porque, para além de aproximar a cera da membrana do tímpano, “empurrando-a”, quando é inserida no ouvido com demasiada força e longevidade, há um grande risco de perfurar essa membrana.
Os ouvidos devem ser limpos 3 vezes por semana com um óleo de bebé. Recomenda-se colocar três gotas em cada ouvido, com a cabeça numa posição horizontal, dissolvendo grande parte da cera existente no ouvido. Por fim, deve-se retirar a cera colocando no dedo indicador um pedaço de papel higiénico ou até mesmo com o dedo, extraindo uma grande quantidade de cera (agora dissolvida) alojada no nosso ouvido.
Fontes: http://www.wisegeek.com/videos/161070584.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cer%C3%BAmen
http://www.livestrong.com/article/170504-how-to-remove-ear-wax-with-baby-oil/
Sem comentários:
Enviar um comentário