Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

12 alimentos essenciais para a saúde

12 elementos essenciais à saúde

Alho - Além de tempero, o alho é utilizado desde o Antigo Egipto para fins medicinais estando na composição de vários medicamentos. Esta planta tem importantes propriedades antimicrobianas, além de reduzir a pressão arterial e proteger o coração ao diminuir a taxa de colesterol mau e aumentar os níveis do colesterol bom. Tem um elevado valor nutricional (com vitaminas A, B2, B6 e C) e é importante na prevenção da arteriosclerose, podendo ajudar na prevenção de tumores.


Amêndoa - É um facto que os frutos secos são muito calóricos mas a verdade é que são os alimentos vegetais com uma maior quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir as mais diversas doenças coronárias e cancerígenas. As amêndoas têm muita fibra, ferro, riboflavina, magnésio, cálcio e vitamina E. Têm efectivamente um alto teor de gordura, mas da monosaturada, que protege o coração e faz diminuir os níveis de mau colesterol.

Aveia - É um cereal de alta qualidade nutricional, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas e carboidratos. É rico em fibras solúveis, ajudando, portanto, no funcionamento dos intestinos. Uma dieta suplementada com aveia é muito importante no decréscimo do colesterol sanguíneo e na protecção contra doenças cardiovasculares, além de diminuir a absorção de glicose em diabéticos e actuar contra o cancro no intestino.


Azeite - Hoje em dia, o azeite é considerado um elemento fundamental no combate às doenças cardíacas. A sua utilização em substituição da margarina ou da manteiga reduz em 40% o risco de contrair alguma doença do coração. Na verdade, desde a década de 70, que a baixa incidência de doenças cardíacas nas regiões banhadas pelo Mediterrâneo (Itália, Espanha, Sul da França, Grécia) chamou a atenção dos investigadores, que descobriram que tal se devia ao facto do azeite de oliva ser um dos principais ingredientes de sua culinária. As propriedades benéficas do azeite, principalmente virgem, são a diminuição do colesterol das artérias, protecção e fortalecimento dos aparelhos digestivo e imunológico e combate à hipertensão e alguns tipos de cancro.


Bróculos -
Um vegetal da família das crucíferas, rico em cálcio, potássio, folatos, fibras e fitonutrientes, compostos que podem ajudar a prevenir a diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro. Os bróculos também são ricos em vitamina C e fonte do antioxidante beta-caroteno. Têm um elevadíssimo teor de cálcio, cerca de cinco vezes a dose existente no leite, o que o torna um bom fortificante de ossos e dentes.


Chá - Uma bebida estimulante preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes em água quente. Quando bebido puro, o chá tem quase zero calorias. Os seus principais efeitos são o combate ao envelhecimento das células, o fortalecimento dos ossos, o controlo da pressão arterial e a redução do risco de cancro (principalmente do esófago e do estômago), doenças do coração, gastrite e derrame cerebral. Há uma enorme variedade de chás, sendo o chá verde um dos mais recomendados na prevenção de tumores malignos, redução de doenças do coração, prevenção de pedras nos rins e tratamento da obesidade.



Espinafre - Não confere a quem o consome a força sobre-humana que iluminava as aventuras do marinheiro zarolho Popeye, que muito popularizaram o consumo deste vegetal, mas é rico em vitamina A, cálcio, ferro, magnésio, folatos e vitaminas B6 e C. Os espinafres possuem compostos que fortalecem o sistema imunitário e ajudam a prevenir certos tipos de cancro, sendo reconhecida a sua acção benéfica no coração, nervos e crescimento de novas células.

Iogurte - É um alimento originário dos Balcãs, que possui muitas propriedades curativas e tem enorme poder nutritivo. É uma fonte de nutrientes do leite, como o cálcio, o potássio e a roboflabina. O iogurte é também recomendado por muitos médicos às mulheres após a menopausa, por ser uma rica fonte de cálcio, que cria densidade óssea e ajuda a impedir a osteoporose. Também está comprovado que o iogurte reduz em cerca de 25% a possibilidade de contrair constipações, uma vez que reforçam o sistema imunitário, nomeadamente a actividade das células que atacam os vírus.


Maçã - É sabido que o consumo regular de frutas variadas ajuda na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares, como as cataratas. A maçã é um dos melhores exemplos disso: é uma boa fonte de pectina, uma fibra que reduz o colesterol e os níveis de glucose, e de vitamina C, um antioxidante fundamental que ajuda o organismo a absorver o ferro e o folato. Tem efeitos benéficos no coração, tanto pelo elevado teor de potássio como pela já referida pectina, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo a arteriosclerose. Pode ainda ser usado como laxante. É provavelmente o fruto mais consumido em todo o mundo, uma vez que é produzido em praticamente todos os climas e estações, e possui cerca de 7.500 variedades diferentes.

Sardinha - O peixe é uma importantíssima fonte de proteínas completas, ferro e outros minerais, sendo a sardinha não só um dos mais apreciados em Portugal como um dos mais saudáveis, uma vez que possui o importante ácido gordo Ómega-3. O seu consumo regular diminui o desenvolvimento de doenças do coração e aterosclerose, e influencia o controlo da pressão arterial. Nos idosos, pode reduzir o risco de desenvolvimento de Alzheimer por diminuir a inflamação no cérebro e ajudar no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.



Soja - É uma das leguminosas mais nutritivas e versáteis que existe, sendo uma boa fonte vegetal de proteínas, ferro e outros minerais, além de ser pobre em calorias e gorduras. Está comprovado que o consumo de soja previne algumas formas de cancro, nomeadamente o da mama, aumenta o colesterol bom no sangue (e, consequentemente, o risco de doenças cardíacas), e, devido às isoflavonas que contém, combate os sintomas da menopausa e pode evitar a osteoporose. O seu consumo é muito indicado a mulheres que não podem ou não querem fazer reposição hormonal.

Tomate - Amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos da América do Sul, o tomate é muito recomendado pelos nutricionistas devido à sua riqueza em licopeno (em média de 3,31 miligramas em cada 100 gramas), vitaminas A e B, fósforo, potássio, ácido fólico, cálcio e frutose. O licopeno, o pigmento que lhe dá a sua cor característica, é, talvez, o seu valor mais importante e distintivo, já que é muito eficaz na prevenção do cancro da próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.



http://www.copacabanarunners.net/alimentos-saudaveis.html

http://anossavida.pt/artigos/20-alimentos-mais-saudaveis

www.paquetaense.com.br/girafa.htm

http://www.alimentacaosaudavel.org/

http://www.google.com/search?q=imagensAlinhar ao centro

http://www.fotosearch.com.br/CSP163/k1637540/

Sem comentários: