Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 2 de outubro de 2011

"Cegueira dos Rios" ou Oncocercose

Onconcercose é uma doença provocada pelo parasita Onchocerca volvulus e pode desencadear vários problemas em órgãos como a pele, os olhos e tecido linfático. A doença é transmitida por moscas de género Simulium (Simulídeos), também denominadas de moscas pretas. Esta doença é assim conhecida já que a mosca preta se desenvolve perto dos riachos e rios aumentando assim o risco de infeção das pessoas que trabalham e desenvolvem a sua atividade agrícola perto dos rios. Sendo assim, esta é uma das maiores causa de cegueira em África.


Transmissão da doença
A doença é transmitida de pessoa para pessoa através da picada desta mosca que ao picar uma pessoa com oncocercose é infetada com uma configuração pré-larval do parasita denominada de microfilária. A microfilária desenvolve-se para uma larva e quando a mosca preta infeta outra pessoa injeta as larvas na pele e estas, depois, deslocam-se para debaixo da pele formando nódulos subcutâneos. Nos nódulos, as larvas reproduzem-se para adultos e formam novas microfilárias que transumam para a pele recomeçando o ciclo de infeção. As larvas têm uma esperança de vida de 9-11 anos nos nódulos.

Sintomas
Tal como todas as doenças estas têm um período de incubação. Neste caso este período varia de nove a vinte e quatro meses sendo a maior parte dos sintomas originados pela morte das microfilárias que sendo muito venenosas são um problema para a pele e os olhos. Num estado avançado da doença, podem morrer 100 mil microfilárias por dia o que significa uma maior dor para o paciente. Primeiramente os sintomas são a febre, urticária e oncocercomas(tumores fibrosos). Com isto a pessoa sente uma forte comichão, prurido e vermelhidão na pele. Ao longo do tempo a pele pode ganhar rugas, engrossar, ficar áspera e sofrer despigmentação. Com isto podem surgir múltiplos tipos de dermatites agrupados à oncocercose e muitas vezes ficando a pele desfigurada.
Os nódulos linfáticos podem inflamar incluindo os presentes na área genital. A cegueira ocorre quando as microfilárias invadem os olhos, fazendo com que as pessoas fiquem parcialmente sem visão ou totalmente cegas.

Prevenção
A melhor maneira de prevenir esta doençaé evitar a picada de mosca, que pica durante o dia. Para isso deve-se usar roupas compridas e usar repelentes contra as moscas. Em alguns países Africanos, têm-se distribuido larvicidas entre as populações para que possam aplicar junto aos rios e riachos, perto da reprodução destes insetos.



Fontes: http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicacao-doencas/doencas/cegueira-dos-rios.html

Sem comentários: