A maioria das grávidas adolescentes não tem qualquer noção o que as drogas pode fazer aos seus fetos. Este facto pode ser muito prejudicial, mas a realidade é que grande parte das adolescentes grávidas continua a fazê-lo o que prova que não estão devidamente informadas, logo nós decidimos fazer este post para informar os nossos leitoras.
Uso de Drogas
Quando as grávidas consomem algum tipo de drogas, como a cocaína, durante a gravidez podem criar consequências muito negativas no desenvolvimento do seu feto: malformações físicas ou problemas neurológicos, como por exemplo a microcefalia (cabeça muito pequena devido ao pouco crescimento do cérebro) e anomalias da retina. O uso destas drogas pode até mesmo levar à morte súbita repentina da criança, mesmo tendo sobrevivido ao parto, ou pode ter consequências para toda a sua vida como dificuldades em aprender, como a dislexia.
Como o tabaco, mas em muito maior grau, as drogas, nomeadamente a cocaína, diminuem o fluxo de sangue transmitido para o feto, que, consequentemente terá baixo peso ao nascer. O consumo de drogas também pode ocasionar tensão alta, mesmo quando o bebé ainda se encontra na barriga da mãe ou pode ocasionar o nascimento prematuro por deslocamento da placenta ou devido a contracções uterinas precoces.
Para além disso, quando as drogas são consumidas através de um modo injectável, existe o risco de que a mãe (a consumidora) se contamine com o vírus HIV o que pode levar à transmição da SIDA para o feto.
Sem comentários:
Enviar um comentário