Brucelose
A brucelose também denominada de febre-de-malta ou ondulante, é uma doença crónica originada pelas bactérias do género Brucella.
Fig.1 Imagem microscópica das bactérias
Afecta na maioria dos casos os animais (gado bovino, ovino e caprino), condicionando frequentemente infertilidade ou aborto. Nos seres humanos estas bactérias provocam uma doença caracterizada por febres altas.
Infecção e transmissão:
A transmissão de animais para humanos deve-se muito ao contacto directo entre animais e agricultores durante a colheita do leite.
O consumo de leite não-pasteurizado e a despreocupação dos produtores de queijo fresco em saber se o leite é ou não pasteurizado, tem elevado os casos de brucelose sendo estas duas causas as maiores fontes de transmissão de doença. Destacam-se como países infectados, nações mediterrânicas incluindo Portugal, América do Sul e Ásia.
CICLO DE VIDA DA BRUCELA E SINTOMAS
Após a ingestão do leite abrangido com a doença, os micróbios invadem a mucosa intestinal do ser humano.
Fig.2 Ciclo transmissão
Embora esta doença tenha uma progressão lenta no nosso organismo, o período de incubação é de uma semana a um mês. Os micróbios concentram-se no sistema linfático perturbando o funcionamento do mesmo. Esta doença é bastante irregular com sintomas inespecíficos pelo que, no início, o individuo que a possui não atribui grande importância, pensando que se trata apenas de um síndrome febril transitório.
O tratamento desta doença é, naturalmente, através de antibióticos, necessitando de internamento hospitalar em alguns raros casos de maior gravidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário