Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

sábado, 19 de novembro de 2011

Estalar os dedos faz mal ou não?

Existem várias opiniões diversas relacionadas com as "estaladas de dedos".

Segundo a revista "Super Interessante" com afirmações do Dr. Isidio Calich, da Faculdade de Medicina da USP.

Ao estalar os dedos à tendência a produzir um líquido interno das juntas, chamado de "liquido Sinovial", que pode causar o engrossamento das juntas, dor ou perda da flexibilidade. Muitos podem perceber isso ao longo dos anos. Com o tempo, os dedos vão ficando mais duros, até que estalamos de novo para ficar mais flexível, mas logo volta ao estado anterior.

Com esta prática podem ocorrer danos aos tendões e na cartilagem também, que recobre a extremidade dos ossos. O Dr diz que existem dois tipos de estalos:

> O que ocorre quando esticamos a junta puxando um dedo e isso gera uma espécie de vácuo que faz o líquido no interior das juntas se movimente com violência, daí o ruído.
> O outro tipo é quando dobramos a articulação. Nesse caso, o estalo se deve ao atrito entre as cartilagens dos ossos como quando apertamos os dedos contra a palma da mão ou, então, ao contato do tendão com alguma saliência óssea ao girar o tornozelo.

Deste modo, estalar os dedos ou outra parte do corpo, pode causar alguns pequenos problemas, portanto é melhor evitá-lo.
Fonte:

Sem comentários: