Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Toxicodependência: Mais de um milhão de europeus recebeu tratamento



Segundo um relatório do Observatório Europeu da Droga, no ano de 2009, mais de um milhão de europeus recebeu tratamento devido a problemas relacionados com o consumo de drogas.
De acordo com os dados do relatório sobre “Evolução do Fenómeno da Droga na Europa”, em todos estes países estão disponíveis tratamentos que ajudam os toxicodependentes a deixar o vicio da droga.

Por outro lado, o documento do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), citado pela agência Lusa, revela que cinco paises da União Europeia, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Holanda e Reino Unido, oferecem tratamento assistido com heroína “para um pequeno número de consumidores crónicos (…) que não reagiram” a outras abordagens.

De acordo com os dados do relatório, em 2009 cerca de 700 mil consumidores de opiáceos receberam tratamento na Europa, mais 50 mil do que em 2007. O OEDT estima ainda que cerca de 1,3 milhões de “consumidores problemáticos” de droga existentes na Europa tenham acesso a tratamento de substituição, “um nível comparável aos registados na Austrália e nos Estados Unidos”.

Ainda segundo o documento, as overdoses mataram uma pessoa por hora nos últimos 20 anos. Além da heroína, as substâncias mais frequentemente referidas são o álcool, as benzodiapezinas, outros opiáceos e, nalguns países, a cocaína. Ainda de acordo com o relatório, os homens (81%) são os mais atingidos pelas mortes por overdose.








Pedro Calejo e Sofia Olliveira

Sem comentários: