Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

sábado, 1 de outubro de 2011

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele que se transmite única e exclusivamente pela genética. O seu nome vem do grego e significa erupção sangrenta. Trata-se de uma doença crónica da pele, cuja origem ainda não foi descoberta pelos cientistas, em que a forma como atua e a severidade variam de pessoa para pessoa. Atingue homens e mulheres, predominantemente entre os 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer faze da vida. Não é uma doença contagiosa e, portanto, não trasmissível através do contato físico com outras pessoas.
Na maior parte dos casos apenas a pele é afetada pela psoríase, sendo raro a doença atinguir os órgãos internos.

Sendo uma doença que afeta principalmetente a pele, também vai influenciar a forma como a pessoa se vê e como a sociedade vai interagir com ela, uma vez que altera muito o aspeto físico do doente.
A psoríase manifesta-se como uma inflamação das células constituintes da pele, que vai provocar um grande aumento na produção de células, que se vão acumulando e formando grandes placas avermelhadas com "escamas" esbraquiçadas ou prateadas.
Estudos recentes concluíram que as zonas do corpo onde normalmente a psoríase aparece, são os joelhos, cotovelos, couro cabeludo e região inferior das costas.

Formas de tratamento:
A forma como é tratada a psoríase depende do quadro clínico de cada pessoa, e varia desde a básica utilização de medicamentos até tratamentos muito complexos. Além disso, o tratamento também varia tendo em conta o componente emocional da pessoa. A exposição solar é favorável à atenuação dos sintomas assim como manter a pele bem hidratada.
Situações de stress podem agravar a sintomatologia ou mesmo despoletar a doença quando existe predisposição genética.

Fonte:
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/psoriase.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pspr%C3%ADase

Sem comentários: